domingo, 1 de fevereiro de 2015

Igreja de Nossa Sra. da Vitória será reaberta neste domingo

Foram 18 meses de muito trabalho e a dedicação de duas equipes com cerca de 150 profissionais. O resultado alcançado não poderia ser melhor: a completa restauração de uma das relíquias de Salvador, a Igreja Nossa Senhora da Vitória, a segunda mais antiga do país. Para celebrar a entrega, no domingo, dia 25 às 18h, o Arcebispo Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, realizará uma missa na igreja, construída em no século XVI pelos portugueses. 
A restauração incluiu os afrescos, pinturas seculares, lápides em pedra, pia batismal, objetos de arte sacra, altar mor, forros da nave e telhado. A edificação, construída antes da fundação da cidade, em 1549, foi reformada diversas vezes ao longo do tempo, tendo a sua fachada original modificada. Pesquisas históricas e um minucioso trabalho em equipe possibilitaram o retorno da igreja à feição do início do século XX.
“Foram descobertos afrescos e pinturas que estavam encobertos por muitas camadas de pinturas. Agora, resgatados, eles embelezam toda a nave. Estamos entregando à comunidade a Igreja Nossa Senhora da Vitória mais parecida com a forma arquitetônica do início do século passado. Com essa grande obra, estamos ajudando a resgatar parte da história do país, o que muito nos orgulha”, descreve Cristiana Mathias Mendonça, diretora de Incorporação da MRM.
A igreja está situada na Praça Rodrigues Lima, no início do Corredor da Vitória, um dos principais pontos turísticos da cidade. A reabertura da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, completamente restaurada é a primeira etapa da requalificação do Largo da Vitória, com o aval do Iphan, da Arquidiocese de São Salvador e da Prefeitura.
“Os baianos receberão o Largo da Vitória totalmente reformulado e acrescido de um Mirante, com vista para Baía de Todos os Santos, em terreno doado pelo empreendimento. Esse novo espaço será a única janela para o mar em todo o bairro. O completo restauro da Igreja é a primeira de uma série de melhorias no Largo da Vitória”, informa Jorge Rucas, Diretor Nacional de Negócios da João Fortes Engenharia. 
O projeto de restauração arquitetônico da Igreja está a cargo de Mario Mendonça, membro da Academia de Ciências da Bahia e Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia, e de Cybele Celestino, Doutora em Conservação do Patrimônio Arquitetônico pela Universidade de Évora e pesquisadora do Núcleo de Tecnologia da Preservação e Restauração. Já o projeto de restauro do acervo mobiliário é de responsabilidade de Wagner Matias. A Igreja, assim como o seu acervo móvel e integrado, foi tombada pelo Iphan em 2014.
(fonte-Tribuna da Bahia)







Nenhum comentário: